Juliana Oliveti

Tudo sobre Cristais & Energias

Japamala - Como usar seu cordão de luz


O QUE É UM JAPAMALA E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS

O Japamala é um cordão de contas usado na meditação para contar mantras, orações ou intenções. 
"Japa" é uma palavra em sânscrito que vem da raiz verbal "jap", que significa "murmurar", sussurar". "Japa" é a prática feita pelos yoguis na repetição em tom de murmúrio de mantras, de passagens das escrituras ou do nome de uma divindade. "Mala" significa cordão ou terço, portanto, seu significado é cordão de luz ou cordão que reúne energias espirituais.

Temos então duas correntes: uma espiritual, "Japa" e outra material, "Mala". Assim, as energias espirituais invocadas "Japa", energizam o "Mala". Geralmente, o Japamala contém 108 contas. 
A quantidade e o tamanho das contas são quem definem o tamanho do Japamala, 108, 54 ou 27, para citar os mais comuns – sempre múltiplos de 108.

Benefícios do uso do Japa Mala:

💕  Tira a tensão, ansiedade e o medo;
💕  Leva você a atingir níveis mais elevados de consciência;
💕  Realização espiritual;
💕  Aumenta, eleva sua energia de felicidade;
💕  Aumenta a capacidade de meditação;
💕  As contas do Japamala te proporcionam mais foco e maior determinação.
💕  Feito por 108 dias sem interrupção, torna-se seu cordão de luz, seu cordão de proteção, etc. 


Por quê 108 contas?

Este número é considerado sagrado por diversas razões e vou citar um pouco delas, pois são muitas!
→ O diâmetro do sol é 108 vezes maior do que o da Terra.
→ Na astrologia védica, considera os 9 planetas visíveis, bem como as 12 casas das constelações. Sendo assim, 9x12=108.
→ O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas chamados masculinos e 54 que são femininos, sendo conhecidos como Siva e Sakti, e somados, resultam em 108.
→ Este número é produto de operações matemáticas precisas...

Explicação muuuuuuuuito detalhada no link abaixo: 😅


Chegar ao "Meru", conta ou peça central no Mala, mostra que você fez o seu "Japa" por 108 vezes.
Completar o circuito de 108 mantras é um passo a mais no caminho da elevação espiritual. Cada volta realizada no "Mala", representa um degrau na escada para a união com o éter divino.

Um "Mala" (Cordão de Contas) estimula seu usuário a fazer os "Japas" (sussurros, orações) diariamente.

OS SIGNIFICADOS DE CADA PARTE DO JAPAMALA

💜 Contas
As contas podem ser de uma infinidade de materiais como, sementes, madeira, pedras, ossos, entre outros. São um dos mais importantes componentes pois definem as características estéticas e propriedades energéticas do japamala. Por exemplo, um japamala feito com sementes de rudraksha vibra em uma frequência completamente diferente de um feito com ametista, ou feito com sândalo. A quantidade e o tamanho das contas são quem definem o tamanho do japamala, 108, 54 ou 27, para citar os mais comuns – sempre múltiplos de 108. É a partir delas que a contagem das mentalizações é feita.

💜 Entremeios
São as peças menores que vão entre as contas. Também podem ser de inúmeros materiais. Tem a função de manter um espaço entre as contas para que o manuseio do japamala seja mais firme e seguro. O entremeio mais tradicional é o nó. Além de manter uma distância confortável entre cada uma das contas, o nó evita que elas se percam caso o japamala arrebente. Mas não é necessário ter o entremeio.

💜 Marcadores
Os marcadores servem principalmente para trazer a mente de volta à prática durante a meditação. Ao meditarmos, nossa mente pode se distrair e se afastar da prática meditativa. Aí entra em cena o marcador: ao manuseá-lo, retornamos a concentração e o foco na prática. Eles funcionam como um lembrete pois ao passar os dedos por cima de um marcador, reforçamos nossa intenção na meditação. Os japamalas mais tradicionais não possuem marcadores pois supõe-se que o praticante é experiente e não necessita deste ‘lembrete’. Mas também existem japamalas com diversos marcadores que conferem características estéticas e energéticas bem peculiares a cada uma das peças.
Não há certo ou errado quanto a posição dos marcadores no japamala. No entanto é muito comum notar que eles se posicionam como múltiplos de 9 ou dividem-se igualmente em 108, como 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18, 27, 36 ou 54.
Quanto mais marcadores forem utilizados, mais lembretes você receberá durante sua prática.

💜 Cordão
O componente mais discreto, mas o mais importante, sem o qual o japamala não existira, é o cordão. Ele mantem as contas unidas e todos os demais componentes conectados. É o fio do Universo. As contas vêm do Universo e nós também. O cordão simboliza que tudo está interligado e é sem separação.

💜 Meru ou Conta Guru
A conta maior chamada de Meru, ou também Conta Guru, é a 109ª conta e marca o início e o fim do japamala. Ela simboliza o Divino, o Mestre, o Universo. Ao praticar a meditação com japamala, nunca se deve atravessar o Meru – pois isso mostra um desrespeito extremo, e é encarado como pisar no professor. Em vez disso, deve-se girar o japamala e recomeçar o caminho na direção contrária.

💜 Tassel ou ponteira
O tassel representa a nossa conexão com o Divino, pois é o elo que une todos os demais componentes do japamala. Ele também representa o estado de iluminação e Turiya – de acordo com a WikiPedia, é uma palavra em sânscrito que significa o quarto, referindo-se ao conceito indiano de um quarto estado de consciência, diferente dos três comuns: o estado desperto, o de sonhos e o de sono sem sonhos. O tassel  também é associado à Flor de Lótus e suas mil pétalas.

COMO USAR O JAPAMALA


Segurando o seu cordão de contas, o "Japa Mala", na mão direita, puxe as contas de seu Mala sempre em sua direção, uma a uma, entre seu dedo polegar e o dedo do meio, usando seu polegar para “contar” e puxar cada conta, puxando levemente, enquanto recita o mantra escolhido, e movendo para a próxima conta, até completar a série de 108 contas de seu mala, entoando seu mantra escolhido, por 108 vezes seguidas, ou mais.

Uma conta é puxada por cada repetição do mantra. Comece sempre pela conta seguinte à grande conta, o "Meru", que significa "montanha, o criador", e não deve ser contado, nem tocado ou pulado pelo dedo do polegar. O Meru é apenas o ponto inicial e final da contagem das contas.

O polegar representa seu chacra da garganta e o dedo do meio representa o éter divino no chacra do coração. Assim, como estamos nos comunicando com seres elevados do plano etéreo, este mudra aumentará nosso poder de comunicação espiritual. 

Passo a passo da prática

1- Segure seu Japamala com a mão direita, com os dedos polegar e do meio.
2- Coloque seu propósito inicial, o relaxamento.
3- Faça sua oração e conexão com os seres de Luz. (Anjos, Mestres, Deus, Mentores, etc).
4- Visualização: A cada conta você faz uma inspiração e uma expiração.
Respire algumas vezes procurando relaxar o corpo. Aquiete-se. Enquanto você inspira, você traz energia da terra, levando luz para dentro do seu corpo até o topo da sua cabeça. E enquanto expira, a energia sai pela sua cabeça como uma cascata de luz por toda a circunferência do seu corpo.

Mantenha a mente firme prestando a atenção em sua respiração, nas contas e em seu mantra.
Por exemplo: Enquanto puxa uma conta inspire e ao expirar entoe o mantra "OM", enquanto exala.

Um Mala foi feito para ser utilizado em harmonia e com muita calma e firmeza em suas palavras. O mantra deve ser escolhido por você e pode ser na sua linguagem/dialeto ou não, como por exemplo, "Eu sou saudável" ou "Eu sou próspero" ou "OM", que uma das maneiras de se traduzir é, "Inclino-me perante o meu divino Ser Interior".

Muitas pessoas gostam de aplicar o Ho'oponopono no Japamala, mas em outra postagem falarei em mais detalhes sobre essa linda Técnica Havaiana.

Um Japamala para cada intenção, cada mantra

O ideal seria utilizar um Mala para cada mantra. Quando utilizar o seu mala com um novo mantra, a energia do novo mantra começará a substituir a energia do mantra anterior, ou seja, se você o utilizou um mantra ou uma oração para o amor e ainda não resolveu a situação, não é recomendado iniciar um mantra de prosperidade financeira, pois será substituído. 

Então é recomendado usar um novo mala com cada mantra, se possível, é claro. Ou seja, um japamala usado com mantras para prosperidade financeira, outro para amor, outro pra saúde,etc. Ou se não for possível ter um japamala para cada intenção, use-o por 108 dias pra uma intenção ou até solucionar a questão envolvida e depois substitua por outra intenção.

Outra boa ideia é ter um Mala para cada raio. Cada um dos sete principais chacras carrega as energias de uma das sete principais consciências de Deus.

Cuidados com seu Japamala

Quando não estiver utilizando o seu mala, guarde-o em um lugar limpo e sagrado pra você. E não deixe aos olhos e contato de ninguém, pois ele é seu cordão de luz e não pode ter energia de outro.

Há pessoas que saem de casa usando o seu Japamala no pescoço para se proteger devido aos materiais que possuem como cristais, rudraksha, mas devo dizer que será somente um colar de proteção e que ao chegar em casa deverá ser defumado e energizado.
O Japamala não é um colar, é um cordão de luz que é emantado por você em estado meditativo através dos mantras e orações, diferente de um colar de proteção.

Um abraço com luz e amor!
Juliana Oliveti

Fontes:
http://espacoequilibrioeharmonia.blogspot.com/2013/07/meditando-com-o-japa-mala.html



Comentários