Juliana Oliveti

Tudo sobre Cristais & Energias

PURPURITA: Chama Violeta, Purificação, Insight, Liberdade


PURPURITA/Palavras-chave: Poder, soberania, purificação, verdade, insight, iniciação, liberdade

Elemento: Ar, Terra

Chacras relacionados: Coroa (7º) e Frontal (6º)

Minerais: Fosfato de manganês e ferro

Encontrado inicialmente: África, França, Austrália Ocidental, Estados Unidos.


🚩ATENÇÃO:

  • Sensibilidade a água: (X)Sim    (  )Não
  • Sensibilidade a luz solar intensa: (  )Sim    (X)Não

Obs.: Orientações sobre limpeza, energização e programação do cristal no final do texto.


PROPRIEDADES ENERGÉTICAS DA PURPURITA

Segundo Robert Simmons, a Purpurita é uma das pedras mais puras do raio violeta, que oferece a purificação dos campos de energia da pessoa e todos os meridianos. Ela pode ativar o chacra coroa, abrindo a pessoa a experiências de consciência dentro dos reinos espirituais mais elevados. Emana uma energia de proteção psíquica, limpando o campo áurico da pessoa e mantendo-a livre de entidades e fixações negativas.

A Purpurita é uma pedra de iniciação. Ao trabalhar com ela em meditação, a pessoa pode fazer uma ligação consciente com seus guias espirituais e ouvir seus conselhos com maior clareza. No estado de sono, a presença da Purpurita perto do corpo estimula a separação do corpo astral do físico e permite que a pessoa permaneça consciente durante após esse processo. Nos sonhos que acontecem em seguida, a pessoa pode entrar em um espaço em que percebe seus guias angelicais. Essas são as entidades que criam encontros sincrônicos e acontecimentos de “acasos” significativos na vida diária da pessoa. Quando ela é capaz de trabalhar conscientemente com esses guias, a pessoa pode entender melhor o aprendizado do caminho de sua vida, e pode se tornar um participante consciente na orquestração desses acontecimentos importantes.

A Purpurita é uma pedra de liberdade. Ela concede que a pessoa veja as barreiras psicológicas que a mantêm presa a rotinas segura, porém mortificantes, da vida diária, e ela lhe dá a inspiração para se libertar. 

A Purpurita é uma pedra de insight e verdade. Ela ajuda a pessoa a investigar e continuar buscando a realidade que subjaz à aparência. Concede às pessoas que utilizam oráculos, tais como tarô ou I Ching, a compreender com mais precisão as orientações que recebem. 

A Purpurita é uma pedra do “eu real”, iniciando no interior da pessoa o desejo de reivindicar seu pode e usá-lo com sabedoria para o benefício de todos. Ela ajuda o que têm medo de poder e superar suas hesitações. Sua energia de purificação protege a pessoa das tentações e abuso de poder, e sua qualidade de inspiração revela os caminhos de ação mais elevados para dar ao seu poder seu melhor uso. A Purpurita ajuda a pessoa a realizar a soberania do ser e lembrar-se de que o Reino dos Céus está tanto dentro como fora.

Segundo a autora, Naisha Ahsian, a Purpurita é uma das raras aliadas que constroem uma ponte entre os elementos Terra e Ar. Esses dois elementos são polaridades, e em geral é difícil encontrar um ponto de equilíbrio entre eles. A Purpurita oferece esse equilíbrio, ensina-nos como caminhar na Terra mantendo a consciência espiritual.

A Purpurita é um fosfato de ferro e manganês, e suas propriedades são alinhadas intimamente com as funções desses elementos no corpo. O componente Manganês da Purpurita ativa o coração e a mente, estabilizando o sistema nervoso e abrindo a pessoa para a experiência do amor e da felicidade.

O componente Ferro da Purpurita aterra essas experiências no corpo físico, ajudando a pessoa a caminhar em alinhamento com o Divino e a manifestar a energia do Divino por meio de suas palavras, pensamentos e ações. Esse efeito de aterramento também se presta bem para o trabalho de cura, já que estabiliza o fluxo de energia no corpo e concede à pessoa integrar mais Luz no nível físico. 

O componente fósforo da Purpurita permite a iluminação da mente e a revelação da verdade espiritual. O fósforo é o elemento portador de luz. É necessário para a atividade cerebral e alimenta as células do cérebro para que possam funcionar adequadamente. O fósforo na Purpurita ajuda a mente a integrar a informação que ela recebe de comunhão espiritual, possibilitando à pessoa que traga mais luz para a Terra.

A Purpurita é uma pedra mestra para a incorporação espiritual e o alinhamento da mente com a mente maior do Divino. Ensina a pessoa a caminhar na Terra com graça e beleza e a usar sua experiência terrestre como uma oportunidade para iluminar o reino material.

Espiritual: Traz a Luz mais elevada para os reinos mais densos da fisicalidade. Alinha todo o sistema de chacras, permitindo um fluxo mais livre e potente de energia pelo corpo e a aura. Em meditação, alinhará a mente com a energia do Coração Universal, e levará a pessoa ao mais elevado caminho de expressão para sua energia espiritual na Terra.

Emocional: O componente de manganês ajuda aliviar o estresse e acalmar os nervos. Auxilia a relaxar ansiedades e preocupações e caminhar com graça pelas tempestades da vida.

Físico: Facilita a energia eletromagnética no corpo. Estimula a função cerebral e pode ajudar a reparar danos no cérebro construindo pontes eletromagnéticas entre os neurônios. Sua energia alimenta o cérebro e melhora sua função. A Purpurita é útil para ajudar o corpo a integrar os campos eletromagnéticos de um modo saudável e pode ser usada a fim de tratar envenenamento radiativo de queimaduras de sol, terapia de radiação ou outras fontes nucleares. 


AFIRMAÇÃO/MANTRA:

Eu apelo ao Espírito por purificação, orientação, inspiração e verdade,

 e assumo a responsabilidade pela expressão mais elevada de meu poder pessoal.


SUGESTÕES DE COMO USAR O SEU CRISTAL

 ·                    Uso como acessório: Para sua harmonização pessoal, use o seu cristal como pingente, pulseira, no bolso, debaixo do travesseiro, ou seja, próximo do seu corpo ou reserve diariamente de 20 a 30 minutos, deite-se, coloque o cristal no chakra correspondente ou também no local onde intuir, deixe agir vibracionalmente para auxiliar no seu processo atual.

Como é um tratamento feito intuitivamente por você mesmo e não por um profissional da área (Litoterapeuta), irá sentir/intuir quantos dias usará o cristal, até que sinta o momento de usar de vez em quando ou deixá-lo no ambiente.

Obs.: O seu cristal como acessório é de uso pessoal, programado para te auxiliar, portanto, não empreste ou compartilhe o uso com outra pessoa. Se sentir, pode presentear uma pessoa com o seu cristal e orientá-la como limpar, energizar e programar para ela.

 

·                    Uso no ambiente: Para conectar o ambiente com as propriedades do cristal, escolha um pedaço ou vários e coloque no cômodo desejado. Antes, leia sobre o cristal adquirido e suas propriedades energéticas, assim intuirá qual cômodo será mais necessário para trabalhar suas energias.

Cristais de ponta e drusas são mais indicados para ancorar um espaço, pois eles canalizam a energia universal e expande por suas faces. E os cristais roladas mais indicados para auto aplicação, mas caso não possa investir em cristais de ponta por ter um custo maior, adquira um cristal de ponta ou drusa de Quartzo Cristal transparente, conhecido também como cristal de rocha, cristal branco, pois é um cristal potencializador da energia mais próxima e o coloque junto com seus cristais rolados para uso em um ambiente.

 

·                    Uso na meditação: Como sugestão para se conectar com a energia do seu cristal, é sentar-se confortavelmente, segurar seu cristal em suas mãos, contemplar ele por um tempo, observar cada detalhe, frisos naturais, tons das cores, formas. Fechar os olhos, colocá-lo em sua frente, imaginar o seu cristal aumentando de tamanho, como uma grande montanha, a ponto de você conseguir entrar nele e explorá-lo por dentro e por fora. Se conecte com ele, sinta sua energia. E no seu tempo, saia dele e observe ele voltando ao tamanho original, abra os olhos no seu tempo, pegue-o e agradeça por ele estar na sua vida. Pode também fazer ao contrário, imaginar você diminuindo de tamanho para explorar o seu cristal.

O tempo de meditação, o envolvimento e as mensagens que pode ser acessado acontece de forma muito particular para cada pessoa. Permita-se e faça a sua parte!

Há várias maneiras de meditar com cristais, experiencie para descobrir o seu modo particular de se conectar.

 Não existe regra engessada para o uso dos cristais. Siga a sua intuição e permita-se!


LIMPEZA, ENERGIZAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

🚩ATENÇÃO:

  • Sensibilidade a água: (X)Sim    (  )Não
  • Sensibilidade a luz solar intensa: (  )Sim    (X)Não


Primeiramente, atenção se o seu cristal pode ser molhado, pois alguns cristais em estado bruto ou rolado, devido sua composição mineral ou características porosas em sua formação podem alter suas tonalidades e/ou dissolver por serem sensíveis em sua formação.

Ø  Segundo, atenção se o seu cristal é sensível a luz solar mais intensa.

Ø  Para limpar suas energias estagnadas, no caso da Purpurita, você pode defumar com Palo Santo, ou deixar por uns 20 minutos na terra (pode ser em vasinho de planta) ou por 12h em uma Selenita branca (limpa e energiza). Depois energize por 30 minutos no pôr do sol e potencialize sua energia com a luz da lua por umas 3h. Atenção ao sereno, lembre-se que ela é sensível a umidade.

Para aproveitar ao máximo as propriedades do seu cristal, é preciso saber programá-lo. Dessa forma você abre um canal de comunicação com ele. Após ler detalhadamente sobre as propriedades energéticas do seu cristal, você saberá qual o seu principal propósito com ele e firmará a sua programação para te auxiliar.

Após o processo de limpeza e energização, segure o seu cristal na mão e imagine uma luz o envolvendo enquanto diz:

Exemplo/Sugestão:

Eu dedico esse cristal ao mais elevado bem.

Que ele seja usado em nome da luz e do amor.

Eu programo o meu cristal para...

 

REFERÊNCIAS E FONTES BIBLIOGRÁFICAS

  • SIMMONS, Robert; AHSIAN, Naisha. O Livro da Pedras. Ed. Madras.
  • BIANCARDI, Rosa Maria. Cristais, um universo em suas mãos. Ed. Alfabeto.
  • LARA, Berenice de. A Cura dos Chakras com Cristais. Ed. Pensamento.
  • HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais. Ed. Pensamento.
  • LITOTERAPIA. ABRATH - Associação Brasileira de Terapias Holísticas.

Comentários