Juliana Oliveti

Tudo sobre Cristais & Energias

Limpeza e Energização dos Cristais


A limpeza energética dos cristais não é uma única receita pronta para todos os tipos, pois deve-se considerar a sua composição mineral, todo um processo de formação e características diferentes como porosidade, dureza, sensibilidade, portanto, não se faz a limpeza energética igual pra todas, respeita-se cada particularidade de cada cristal.

Leio e ouço muitas pessoas dizendo que a limpeza energética de pedra natural deve ser feita com água e sal grosso e colocar no sol tantas horas... Aiiiiiiii meu coração!!!😓 


O cristal deve ser cuidado e respeitado da mesma forma que você gostaria de ser tratado, pois é um ser vivo que pode te ajudar muito vibracionalmente.


O cristal ametista, por exemplo, da foto anterior, é super sensível ao sol e pode prejudicar a sua tonalidade.

Baseado em meus estudos em Litoterapia, Cristaloterapia, livros, cursos que possuo, pesquisas online, enfim, compartilho o que no momento eu acredito, escolho e pratico.

Caso alguém seja apaixonado por cristais como eu e queira saber mais, as referências estarão no final desta leitura!

Então vamos lá!!!

✨Nem todas as pedras podem ser lavadas sob água corrente ou permanecer em contato com o sal;

✨Nunca use água quente para lavá-las;

✨Há pedras que são solúveis em água, como a Selenita, a Rosa do deserto e a Halita;

✨De alta porosidade e bastando uma enxaguada rápida para a limpeza, podemos citar a Lápis-lazuli e a Turquesa;

✨Podem perder a cor se expostas a luz solar forte e por muito tempo: Ametista, Quartzo, a Turquesa, Turmalina, Malaquita, Lápis Lázuli (que também costumam ressecar e trincar);

✨Outras que merecem destaque, são a Hematita e a Magnetita (cuja composição é basicamente óxido de ferro) pois elas não devem ser mergulhadas em água salgada para limpeza e energização.

Procure saber sobre o Cristal que adquiriu para compreender melhor como ele pode ser limpo e energizado. Publicarei no Blog sobre os Cristais e suas propriedades energéticas e em cada tipo informarei como deve ser limpo e energizado. E depois de saber o que pode e o que não pode, aí você escolherá do seu jeitinho como se conectar com seu cristal! Escolha um momento que você esteja se sentindo bem consigo mesmo!✨

CONEXÃO COM SEU CRISTAL

Limpeza: Ao adquirir um Cristal temos que ter em mente todo o processo pelo qual ele passou desde o Garimpo, o “arrancar” da terra, o processo de quebra das peças, o manuseio por diversas mãos que possuem as mais diferentes energias, até chegar a você, a pessoa a qual ele estava esperando. 
É necessário então, fazer uma primeira limpeza energética profunda, que não precisaria ser repetida nos moldes que sugiro, todas as vezes que você os energizar. Existem inúmeras maneiras de se fazer isso, todas elas válidas e eficientes, já que não existe “receita” correta, ou a que “dá mais certo”. Aprenda a confiar no seu coração e na sua intuição, para saber quando é necessário limpar seus Cristais e como fazê-lo. Vou dar algumas sugestões desta prática:

Primeira Limpeza profunda e Energização:

Lave suas pedras naturais uma de cada vez em água abundante, se não for possível em rio, cachoeira, pode ser na torneira de casa; imagine todas as energias densas indo embora pelo ralo ou no curso do rio; em seguida, feche-o em sua mão e agradeça por ele ter chegado até você para te proteger e te ajudar na sua busca pelo equilíbrio emocional, físico e espiritual.

Após a limpeza, é hora de ativar suas energias com a luz da lua e do sol! Deixe seu Cristal no tempo, começando pela noite, pois o sereno fecunda a energia e depois no Sol nas primeiras horas do dia, que ativa internamente o potencial energético. 
No momento em que colocá-lo no tempo, você irá “programá-lo". Coloque-o em suas mãos, faça uma Oração ao Universo ou a Deus, como preferir, pedindo que aquele Cristal possa ser devidamente imantado, e seja também um elemento de benefício e um canal de cura superior, não só para você, mas também a todos que estiverem próximos.

P.s. Informe-se sempre qual pedra pode ser molhada e exposta ao sol. Se o seu cristal não pode ser molhado para seguir a sugestão dada acima, a seguir você terá várias orientações para o seu conhecimento e orientação.

Após a primeira limpeza e energização profunda, as próximas vezes você seguirá o seu coração para saber quando limpá-los novamente.

A seguir, algumas maneiras de limpeza e energização dos Cristais, onde você irá escolher a melhor forma baseado nas informações que adquiriu sobre o seu cristal em específico.

1- Sente-se confortavelmente em uma cadeira, com os pés descalços e relaxe. Respire fundo, prenda por segundos e solte o ar. Imagine um feixe de luz branca descendo do Cosmo e envolvendo todo o seu corpo. Repita esse exercício três vezes. Em seguida, pegue sua pedra com as duas mãos, imagine que num sopro, uma parte da luz branca que te envolve, sairá da sua boca e limpará totalmente a pedra. Sopre uma única vez e sinta a energia negativa daquela gema se esvaindo no espaço.
Obs.: Sugestão válida para todos os cristais, desde que você esteja se sentindo bem e seguro.

2- Deixe a pedra descansando por no mínimo 12 horas em água salgada. Enxague-a em água corrente e deixe-a secando ao ar livre.
Obs.: Se informe qual pedra pode ser molhada, ficar tanto tempo na água e com sal.

3- Lave o cristal em água corrente, em seguida coloque-o sobre uma drusa de quartzo cristal (cristal de rocha) por 12 horas. As energias contidas no aglomerado, retiram qualquer manifestação negativa. É bom colocar pedras pequenas e jóias sobre a drusa. As peças também ficaram energizadas.
Obs.: Se informe qual pedra pode ser molhada.

4- Colocar as pedras para receber chuva e a energia dos raios solares promove a limpeza e a energização. O ozônio liberado nas tempestades, não só as purifica, como também limpa toda a atmosfera terrestre.
Obs.: Se informe qual pedra pode ser molhada e quais podem receber luz solar.

5- A pedra também pode ser lavada nas ondas do mar ou nas águas de uma cachoeira. É uma maneira de limpar e energizar simultaneamente.
Obs.: Se informe qual pedra pode ser molhada.

6- Os Cristais podem ser defumados com pallo santo ou algum incenso de limpeza e purificação energética que você confia.

7- Se você for reikiano, poderá aplicar reiki em seus cristais, mas lembre-se que deve ser feito individualmente, mesmo que sejam pedras da mesma espécie.

8- Se você possui um Cristal de Selenita branca também poderá deixar seu cristal em cima dele, pois é um cristal que promove a limpeza e energização de outros cristais.


ATENÇÃO: Cada pedra deve ser limpa isoladamente. O procedimento não pode ser feito para duas ou mais unidades juntas ou no mesmo recipiente, mesmo que sejam da mesma espécie, e em seguida, cada uma será energizada separadamente.

ENERGIZAÇÃO


Deixar a pedra exposta sob os raios do sol, desde que não seja após o meio dia e que não sejam pedras sensíveis à luz solar. Preferencialmente no sol das primeiras horas da manhã ou no pôr do sol.

A energização sob a lua cheia ou crescente, dará a pedra uma polarização mais feminina (Yin).

Se optar por deixá-la sob a luz solar e depois sob o efeito da lua, terá as duas polaridades (Yin e Yang)

Significado de Yin
Yin é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio. Ele fica do lado esquerdo da esfera, na cor preta.

Significado de Yang
Yang é o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente. Está representado pelo lado direito da esfera, na cor branca.

Todos nós temos o Yin e o Yang (feminino e masculino) e segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essencial.


💜
Cuide com carinho do seu cristal e repita
em voz alta antes de usá-lo:

QUE ESTE CRISTAL TRABALHE
PARA O MEU BEM MAIOR
 💜
Um abraço com amor,
Juliana Oliveti


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


LARA, Berenice. A Cura dos Chakras com cristais. Ed. Pensamento.
HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais. Ed. Pensamento.
HALL, Judy. O Guia definitivo da Geometria Sagrada com Cristais. Transforme a sua vida usando o poder energético dos cristais. Ed. Pensamentos.
BIANCARDI, Rosa Maria. Cristais, Um universo em suas mãos. Ed. Alfabeto.
SIMMONS, Robert. AHSIN, Naisha. O livro das pedras - O que elas são e o que ensinam. Ed. Madras.
ABRATH, Associação Brasileira de Terapias Holísticas. Formação em Litoterapia, 2019.

Comentários

  1. Juliana, sempre tive curiosidade c relação aos cristais. Em janeiro/2022 adquiri alguns e falei prá mim mesma,vou estudar a respeito e comececei a pesquisar e adorei sua página. Estou eu aqui com um caderno anotando e estudando de acordo c suas informações Gratidão!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário